terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Copiapó - San Fernando de Catamarca (travessia Paso San Francisco) - 820 KM

Buenas! Cheguei em Catamarca. Na verdade, mais de 300 km além de onde imaginei chegar, que foi Fiambala, a primeira cidade da Argentina após o cruzamento do Paso San Francisco. Basicamente, continuei tocando porque cheguei muito cedo em Fiambala e a cidade era um "espetáculo"... :-)

Hoje provavelmente não haverão fotos por dois motivos: primeiro, porque estou verdadeiramente moído, foi o dia mais cansativo, e a segunda, porque meu notebook resolveu não conseguir mais ler o cartão SD da máquina e to aqui "brigando" com ele. A viagem hoje exigiu muito fisicamente. A primeira parte, pela condução no rípio que é sempre mais tensa. E a segunda parte da viagem, pelo calor descomunal que fez depois de Fiambala, de lá até aqui sempre oscilando entre 36 e 39 graus. E como eu estava pronto para temperaturas próximas de zero no Paso, estava com a calça e a camisa "térmica", daqueles materiais técnológicos que retém o calor do corpo. A camisa foi fácil tirar, já a calça... Portanto, literalmente cozinhei.

Mas o dia foi fantástico. Realmente, a travessia do Paso é maravilhosa. São paisagens diferentes que se sucedem em intervalos curtos de tempo, após cada curva. Realmente muito bonito. Embora, eu ainda continue achando a carreteira austral, no sul do chile, mais bonita. Mas isso em nada desmerece a beleza das paisagens, que melhor do q eu ficar aqui de blá, blá, blá, será possível ver pelas fotos que vou postar assim que possível.

Outra observação pertinente é que, possivelmente pela época do ano e pela sorte que dei com o tempo, a travessia do paso não é tão difícil assim... para ser sincero, não achei nada difícil (a única dificuldade é o problema do ar rarefeito já que se chega quase a 4.800 msnm). O rípio é bastante compacto, e com exceção de alguns poucos trechos onde existem pequenos e rasos bolsões de pedras soltas, a estrada é mel na chupeta. Comparando, por exemplo, com a famigerada Ruta 40, seguramente daria 2 ou 3 para o nível de dificuldade da travessia do Paso e 8 ou 9 para a Ruta 40. Portanto, fica já de antemão a palavra de incentivo a todos os motociclistas que eventualmente cruzarem com o blog: o Paso San Francisco não morde!!!!!! :-D Pelo contrário, é um passeio fantástico, altamente recomendável, e que não exige nenhuma capacidade sobre-humana para ser cruzado (evidentemente que esta recomendação considera a época do ano em que atravessei o paso, janeiro, alto verão).

No mais, comentarei a fantástica travessia quando conseguir postar as fotos.

Saludos!

Nenhum comentário: